Pois bem estamos mesmo no ponto...
Em todas as grandes crises, sendo que as crises económicas levam às crises sociais, levam mais cedo ou mais tarde a uma grande guerra.
Nos finais do sec XIX e inicio do sec XX, quando uma grande crise se abatia sobre a Europa. Muitos dos países com regimes totalitários tinham a forte ambição de expandir os seus territórios e o assassinato de um arquiduque herdeiro do trono do império Austro-Húngaro bastou para desencadear uma guerra ao nível mundial, onde se criaram alianças importantíssimas. Tudo com vista a não perder territórios e influencia nos negócios.
Já uns anos depois, quando houve o primeiro crack das bolsas nos EUA, devido a falta de exportações para a Europa, já que esta estava praticamente refeita da WW1 a América entrou em crise...
Ao mesmo tempo havia uma grande crise na Alemanha, que depois do findar da primeira guerra ficou com a corda no pescoço, pois foi lhe imposta uma grande indemnização por prejuízos causados, resultado do tratado de Versalhes.
A revolta e o sentimento de vingança, trouxe uma vez mais um regime totalitário ao poder e o mesma ambição de expandir territórios.
Mais uma vez alianças foram feitas, Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e Aliados (Inglaterra, França, União Soviética e EUA).
Os mesmos ideais o mesmo fim!
Criou-se emprego, abafou-se as crises e foi relançada a economia.
Resumindo, as guerras ao contrario do que dizem faz ganhar dinheiro!
Nos dias de hoje, existe crise, o desemprego atinge números há muito não vistos, os regimes totalitários estão aí (médio oriente), ou muito me engano, mas estão reunidas as condições para mais uns anos de miséria!!!